Home   -    A Pousada   -    Conheça Marliéria   -    Distâncias   -    Parque do Rio Doce   -    Fotos   -    Reservas e Contatos

 
 


CONTATOS E RESERVAS

Endereço:
R. Antônio J. Torres, 709
Marliéria/MG

Telefones
(031) xx 3844-1304
(031) 9 8384-9936



 

 
 


Localizado na região do Vale do Aço, a 248 km de Belo Horizonte, nos municípios de Marliéria, Timóteo e Dionísio, com uma área de 35973 ha. É um dos maiores reservatórios de recursos genéticos do Brasil.

A floresta tropical do Parque, maior área contínua preservada de Mata Atlântica em Minas Gerais, abriga 400 espécies de aves, dez mil espécies botânicas, além de espécies ameaçadas de extinção como o macaco mono-carvoeiro, a onça-pintada e o macuco.

O parque tem 42 lagoas, com 17 espécies de peixes. A maior e mais bonita é a Lagoa do Bispo, com mais de seis quilômetros quadrados e profundidade de mais de 32 metros.

Ao lado do Pantanal Matogrossense e da Amazônia, o Parque é um dos maiores sistemas de lagos do país. É reconhecido pela UNESCO, como Reserva da Biosfera.

O Parque é um dos três maiores sistemas de lagos que ocorrem no Brasil, juntamente com o Pantanal Matogrossense e o sistema Amazônico. Seu sistema é denominado depressão interplanáltica do Rio Doce sendo constituído por cerca de 136 lagos, localizados em uma área de 35000 ha e a 300 m de altitude. Os lagos estão localizados em uma floresta tropical úmida, a 20 m acima do nível do Rio Doce, não apresentando conexão com o sistema fluvial. A pluviosidade média anual é de 1480,3 mm, temperatura média anual de 21,9°C e período de déficit hídrico de maio a setembro.


>> Continuar a leitura